Google+








.

Pavimentação de vias beneficia população de distritos de Coribe, no Médio São Francisco baiano

A pavimentação em paralelepípedo de vias em dois distritos do município de Coribe beneficiará as populações locais. As obras são um investimento de cerca de R$ 572 mil, recursos oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por indicação de emenda parlamentar.
O convênio para a execução dos trabalhos foi assinado entre a Codevasf e a prefeitura municipal, que ficará responsável pela execução das obras. Os dois distritos beneficiados são Descoberto e Colônia do Formoso. O segundo é onde vive a maioria das pessoas relacionadas diretamente com o perímetro irrigado piloto Formosinho, que é gerido pela Codevasf e tem registrado volume crescente de produção: 835% em cinco anos.
O município de Coribe está localizado no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, que tem sede em Bom Jesus da Lapa (BA).
“Essa ação propiciará uma melhoria de vida para a população desses dois distritos já que os acessos serão pavimentados, dando uma maior comodidade, e terão importância muito grande tanto no aspecto da infraestrutura quanto da saúde, já que as pessoas diretamente beneficiadas não sofrerão mais com problemas respiratórios decorrentes da poeira da frente de suas casas”, disse o prefeito Manuel Rocha.

Salto de produção no Formosinho

O projeto-piloto Formosinho, em um período de cinco anos, deu um salto de 853% na produção dos lotes. A produção geral, em toneladas, registra ritmo crescente: foram 417 toneladas em 2008, dobrando em 2010 para 984 toneladas, saltando em 2012, para 1.256 toneladas, e aumentando 216% em 2013, passando para 3.973 toneladas.
O perímetro possui 40 lotes familiares e uma área irrigável de pouco mais de 400 hectares – 77% dessa área estão hoje ocupados e com perspectiva de continuar crescendo. Cerca de 450 pessoas têm seu sustento diretamente garantido pela produção do projeto.
Em 2013, as plantações de banana – principalmente nanica e prata anã – ocuparam 150 hectares do projeto. Foram 3.155 toneladas produzidas, o equivalente a aproximadamente 80% da produção do perímetro. O salto na produção local, a partir de 2008, coincidiu com a adoção da banana como carro-chefe do projeto, após recomendação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) contratados à época pela Codevasf.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares