Google+








.

Ordem de serviço acelera implantação de novo projeto de irrigação no semiárido baiano

Um novo projeto de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai impulsionar a agricultura e poderá beneficiar cerca de 40 mil pessoas no semiárido baiano, com a implantação de até 30 mil hectares irrigados. Nesta terça-feira (10), o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, assinou ordem de serviço, no valor de R$ 5,5 milhões, para atualização do estudo de viabilidade e consolidação do anteprojeto de engenharia do projeto no Vale do Iuiu, na região de Guanambi (BA).
“Essa área está praticamente pronta para se tornar um grande projeto de irrigação. Hoje já existem cerca de 180 agricultores familiares assentados, numa área que é do Incra, que será a área inicialmente atendida. E, numa fase inicial, pretendemos implantar 5 mil hectares irrigados, o que vai gerar 5 mil empregos diretos. Mas é um projeto que tem uma amplitude muito maior, e vamos buscar contemplar os três segmentos: agricultores familiares assentados, pequenos agricultores e empresários”, afirmou o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.
“Não tenho dúvida de que o projeto como um todo, com a garantia do acesso à água da irrigação, vai voltar a fazer a alegria do Vale do Iuiu por meio da produção”, disse o governador da Bahia, Jaques Wagner.
Segundo o presidente da Codevasf, a ideia não é desapropriar terras e construir canais de irrigação para só depois buscar interessados. “Se os interessados se apresentarem e seus projetos demonstrarem viabilidade técnica, econômica e social, o governo entra na parceria aportando recursos e construindo a infraestrutura necessária”, explicou.
Ainda de acordo com Elmo Vaz, a nova lei de irrigação, sancionada em janeiro de 2013, prevê a possibilidade de o poder público construir infraestrutura de irrigação desde que haja interesse privado de gerir e operar o sistema.
Em parceria com entes privados, o perímetro irrigado no Médio São Francisco baiano poderá alcançar até 30 mil hectares irrigados, com captação localizada na margem direita do rio São Francisco, nos municípios de Malhada, Iuiu e Sebastião Laranjeiras. A área está situada nas proximidades da confluência do rio Verde Grande, divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia.
“Há uma esperança de toda a região nesse projeto, um dos grandes projetos de irrigação do Brasil. A Codevasf tem todo o know-how de irrigação hoje no país. O sonho dessa região é a irrigação do Vale do Iuiu”, disse o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes.
“O projeto vai trazer novos investimentos para a região porque temos a água em abundância e as melhores terras do Brasil”, comemorou o prefeito de Malhada, Gimmy Ramos.
O projeto de irrigação no Vale do Iuiu foi incluído no programa Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação, e conta com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares