Google+








.

Governo do Estado lança Escola de Irrigação

A irrigação como forma de aumentar a produtividade e garantir o desenvolvimento econômico gaúcho. Foi com este objetivo que o Governo do Estado lançou, oficialmente, a Escola de Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul, durante o Dia de Campo promovido pela Emater/RS-Ascar em Charqueadas. O evento contou com a presença de 1.300 pessoas, entre elas, os alunos do primeiro curso da Escola, organizado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) e Emater/RS-Ascar.
Para o secretário da Agricultura, Claudio Fioreze, a irrigação pode ser considerada o maior seguro agrícola do Estado, garantindo estabilidade ao agricultor. O secretário destacou os programas do Governo na área de irrigação e frisou que a Escola veio para dar um salto de qualidade na capacitação e no treinamento. Segundo o diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, a ideia para a Escola de Irrigação surgiu após uma visita oficial do Governo do Estado a Israel, em que foram observadas as políticas de irrigação daquele país. “Foi a partir daí que surgiu a demanda do Governador Tarso Genro para um projeto que apoiasse os programas Mais Água Mais Renda e Irrigando a Agricultura Familiar”, conta.
No final de 2013, um grupo de trabalho foi destacado para consolidar a Escola de Irrigação, um projeto de caráter multi-institucional, para a formação técnica e a difusão das práticas adequadas de irrigação, por meio da união de ações de formação e capacitação multidisciplinares já existentes no Governo do Estado. Foram inseridas no projeto as Secretarias da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismos (SDR), de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Fepagro, Irga e Emater/RS-Ascar. A Escola de Irrigação também possui, em seu Conselho Gestor, representantes de instituições de ensino e pesquisa do Estado. Em 60 dias, a proposta da Escola foi apresentada e aprovada, tornando-se realidade a partir da publicação do Decreto 51.192, em 6 de fevereiro de 2014.
A Escola de Irrigação tem três sedes: a Estação Experimental do Arroz do Irga em Cachoeirinha, o Centro de Formação de Agricultores de Montenegro da Emater/RS-Ascar, e a Fepagro Sementes, em Júlio de Castilhos. São espaços de treinamento e demonstração de todas as técnicas de irrigação por aspersão e gotejamento, além de gestão racional da água e manejo do solo. O público-alvo da Escola são agricultores e técnicos em irrigação, suprindo uma carência de formação histórica do setor. O projeto também contará com uma parte de pesquisa e validação tecnológica, com a condução de pesquisas sobre a gestão do uso da água.


Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares