Google+








.

Implantação de kits familiares de irrigação é tema de encontro coordenado pela Codevasf no Maranhão

O fomento à produção familiar praticada por agricultores atendidos pelo governo federal no âmbito do Plano Brasil sem Miséria foi discutido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) junto com prefeituras municipais, secretarias de Agricultura e comitês gestores locais responsáveis pela seleção de beneficiários da ação.
Essa foi a primeira reunião antes da próxima etapa, que será a de implantação de kits familiares de irrigação nas comunidades rurais beneficiadas. A ação integra a vertente Segunda Água do programa Água para Todos e também o programa Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária, eixo Inclusão Produtiva – este último tocado pela Codevasf em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI).
A reunião ocorreu no auditório da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), em São Luís (MA), e teve presença de representantes dos 18 municípios que serão beneficiados com os kits: Barão de Grajaú, Barra do Corda, Buriti Bravo, Cajari, Fortuna, Grajaú, Joselândia, Lago da Pedra, Lago do Junco, Matinha, Matões do Norte, Olinda Nova do Maranhão, Penalva, Presidente Dutra, São João Batista, São João dos Patos, São Vicente Ferrer e Zé Doca.
A Codevasf já havia implantado 300 kits em 15 municípios do Maranhão no ano de 2013 e, nesta segunda etapa, vai implantar mais 900 dos 2,7 mil previstos para até o final de 2014, representando investimentos iniciais da ordem de R$ 373 mil oriundos do Plano Brasil Sem Miséria.
Os beneficiários a serem contemplados com os kits deverão preencher os requisitos estabelecidos pelo governo federal dentro do Plano – estar inserido no cadastro único para programas sociais (CadÚnico), residir preferencialmente na zona rural, ter alguma disponibilidade de água para utilização na irrigação sem comprometer o consumo da própria família e a dessedentação dos animais, entre outros.
Os kits de irrigação familiar implantados pela Codevasf têm capacidade para irrigar uma área de 500 metros quadrados cada, e são destinados a pequenos assentamentos ou agrupamentos de produtores rurais para a produção de hortaliças ou frutas, tendo como principal objetivo agregar valor à produção.
Os kits permitem ainda a irrigação por gravidade e, em certos casos, de acordo com a vazão, pode ser efetivada sem a utilização de bombeamento, barateando o custo da produção além de incentivar a produção sustentável, pois a irrigação por gotejamento apresenta o uso racional da água, a diminuição do aparecimento de doenças foliares e adaptação a diferentes tipos de plantio. Por serem de fácil operacionalização, qualquer pessoa pode manejar os kits depois de receber instruções básicas.
Para o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, João Martins, os kits de irrigação familiar implantados pela empresa vão servir para apoiar as ações dos pequenos agricultores que dispõem de pouca terra para produzir e, principalmente, ainda não possuem tecnologia para o plantio adequado.
“A Codevasf está fortalecendo a agricultura familiar por meio do Plano Brasil Sem Miséria, e esperamos que esta ação venha contribuir para a transformação dos indicadores sociais, através do aumento da renda e da qualidade de vida desses beneficiários”, disse.
O prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca, ressaltou a relevância dos kits de irrigação implantados pela Codevasf. “A importância maior é para o nosso pequeno produtor, pois haverá o aumento significativo de sua produção”,disse.

Ano Internacional da Agricultura Familiar

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. O objetivo do organismo é aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e da pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e também para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
No Brasil, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), há mais de quatro milhões de estabelecimentos familiares rurais, que são responsáveis por 33% do Produto Interno Bruto Agropecuário e 74% da mão de obra empregada no campo. Em apenas dez anos, a renda do setor cresceu 52% a partir de políticas públicas que fortalecem a produção e o desenvolvimento. Saiba mais aqui: http://www.fao.org/family-farming-2014/home/pt/


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares