Google+








.

Agricultores do Triângulo Mineiro apostam na cultura do trigo

Trigo é importante para a rotação de culturas. Além disso, os agricultores se beneficiam por colher primeiro o grão.

O plantio de trigo começa a ganhar espaço no Triângulo Mineiro. Por ser uma das primeiras regiões do país a colher o grão, os agricultores esperam um bom lucro.
José Luiz Balardin tem uma propriedade no município de Sacramento, trabalha com trigo há nove anos e está com boa expectativa para esta safra. Serão 42 toneladas de sementes e dois tipos diferentes. "O Brasil está com uma deficiência grande de trigo, os preços internacionais estão bons, então é uma cultura que acreditamos que vá remunerar bem o produtor", diz.
Para aproveitar o momento, 250 hectares já foram plantados há 30 dias com o trigo sequeiro e com o tipo irrigado serão mais 150 em uma área onde hoje está o milho.
O trigo é importante para a rotação de culturas, já que a palha ajuda a fixar os nutrientes no solo. O cereal também se adaptou bem aos chapadões do Triângulo Mineiro, onde durante à noite as temperaturas caem e é possível ver o orvalho até às 10 horas da manhã, clima propício à plantação. Além disso, existe a facilidade de mercado para o produtor mineiro, já que o grão é colhido bem mais cedo do que na região Sul do país, a maior produtora de trigo. Por causa dessas vantagens, os produtores estão investindo mais na cultura.
Atualmente, 60% da produção de trigo de Minas Gerais se concentra no Triângulo e no Alto Paranaíba. O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Joaquim Soares Sobrinho, acredita que a área plantada deve crescer 40% este ano, chegando a 40 mil hectares.
Para incentivar o avanço da cultura no cerrado, há três anos foi criado um campo experimental pela Embrapa em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Novas sementes estão sendo testadas, assim como estratégias para controles de praga e doenças e novas tecnologias, que são divulgadas para os produtores rurais.


Fonte: G1.com - Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares