Google+








.

Software para irrigação está em fase final de desenvolvimento

Irriga Fácil traz como novidades a possibilidade de programar a irrigação em milho, sorgo e feijão para três classes de solo e em dois sistemas de irrigação.

Está em fase final de testes a nova versão do software Irriga Fácil, programa capaz de estimar o momento exato das irrigações, assim como a quantidade de água a ser fornecida, desde a época do plantio até a fase de maturação de diversas culturas, como milho, sorgo e feijão. Inicialmente, o Irriga Fácil 2.0 permitirá a programação da irrigação nessas culturas nos 853 municípios do estado de Minas Gerais, utilizando a internet. A versão 1.0 do software foi lançada pela Embrapa em 2006, sendo resultado de parceria com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Universidade Federal de Minas Gerais, Emater-MG e Banco do Nordeste.
Disponibilizado de forma gratuita aos interessados, a primeira versão do programa tinha como base as séries históricas de dados climáticos de propriedade do Inmet. A metodologia possibilitava ao agricultor estimar o momento exato de se efetuar as irrigações, bem como as lâminas de irrigação que seriam aplicadas em todo o ciclo de cada cultura. No final de 2005, um convênio firmado com o Banco do Nordeste tinha o objetivo de permitir a transferência dessa tecnologia, principalmente aos pequenos agricultores de perímetros irrigados.
Hoje, após diversas atualizações e aprimoramentos, o Irriga Fácil traz como novidades a possibilidade de programar a irrigação dessas três culturas (milho, sorgo e feijão) para três classes de solo (alta, média e baixa capacidade de retenção de água), em dois sistemas de irrigação (aspersão convencional e pivô central) e em dois tipos de preparo de solo (convencional e direto na palha). “Com o programa é possível acompanhar o manejo de irrigação diariamente, além de gerar diagnóstico e calendário de irrigação para datas futuras e, ao final do ciclo, obter os históricos de irrigações previstas e aplicadas, chuvas ocorridas e um relatório final”, descreve o pesquisador Paulo Emílio Pereira de Albuquerque, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).
Paulo Emílio integra a equipe responsável pelo Irriga Fácil desde o início do seu desenvolvimento. Segundo ele, as informações fornecidas pelo agricultor interessado em irrigar determinada cultura devem ser fidedignas para que dados condizentes com a realidade possam ser gerados pelo software. Outro detalhe importante é que o usuário deverá possuir um pluviômetro ou pluviógrafo instalado próximo à área irrigada. “No dia em que houver chuva, essa deverá ser medida e o seu valor deve ser inserido no local próprio, assim como o tempo de irrigação ou a velocidade do pivô central, conforme o caso”, explica.
Ainda segundo o pesquisador, o usuário terá acesso ao Irriga Fácil por meio de login e senha. O ambiente de acesso está passando por reformulações visuais para ser disponibilizado ao público.
Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo: (31) 3027-1905 ou milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br.


Fonte: Portal Dia de Campo (http://twixar.me/Brn)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares