Google+








.

Projeto de Irrigação do Pontal recebe máquinas agrícolas e a visita do ministro da Integração Nacional

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho entregou, neste sábado (31), um pacote de ações para fortalecer a produção e o abastecimento de água na zona rural de Petrolina. Foram inauguradas quatro adutoras de pequeno porte para o abastecimento de oito comunidades do Vale do São Francisco. O ministro ainda visitou o Projeto de Irrigação do Pontal, onde entregou máquinas agrícolas, além de acompanhar projetos que estimulam a criação de ovinos e caprinos da região.

As quatro adutoras receberam investimentos de R$ 2,5 milhões da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional. Um dos sistemas de abastecimento atenderá aos moradores das comunidades de Cacimba do Baltazar, Ouricuri e Caldeirãozinho. Outra adutora foi construída para abastecer as unidades rurais de Lagoa dos Cavalos, Caiçara e Barreiros. Já os dois sistemas restantes levarão água para os moradores de São Vicente e Budinho. Com as estruturas em funcionamento serão beneficiados mais de mil moradores da zona rural de Petrolina.

“Nosso esforço é no sentido de universalizar o acesso à água em todo o país. O programa Água para Todos está assegurando oferta hídrica a comunidades que jamais imaginaram dispor deste benefício. São milhares de famílias que hoje têm água nas torneiras de suas casas, não dependem mais de outras formas de abastecimento”, disse o ministro.

No perímetro de irrigação do Projeto Pontal, Fernando Bezerra Coelho visitou unidades atendidas pelo programa “Pulmões Verdes”. A iniciativa tem incentivado a produção de forragem como fonte alternativa e segura para alimentação de ovinos e caprinos em pequenos lotes irrigados. O programa beneficia 67 criadores que, além de receberem sementes da Codevasf, têm aprendido técnicas para estocagem e convívio durante o período de estiagem.

“Estamos fazendo uma série de investimentos para integrar os produtores da região de sequeiro à área irrigada do perímetro Pontal. De forma direta, com fornecimento de água, nós estamos atendendo 139 pequenos produtores que terão oferta hídrica para manutenção de seu rebanho, que pode variar de 150 a 200 caprinos ou ovinos. Trata-se de uma iniciativa nova da Codevasf - uma área irrigada para produção de forragem. Aqui, no caso, há produção de milho para que se possa oferecer ao rebanho alimentação durante todo o ano. E a experiência tem sido muito positiva, pois, além da caprinovinocultura, estamos estimulando a produção de mel e leite, procurando agregar valor às atividades dos pequenos produtores rurais da área de sequeiro”, afirmou Bezerra Coelho.

Ainda na visita à Petrolina, o ministro entregou equipamentos para fortalecer a Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário e Extrativista do Pontal. Os produtores receberam um trator, uma roçadeira, sucadores, grades e arados a um custo de R$ 100 mil.

Segundo Fernando Bezerra Coelho, esses equipamentos integram um conjunto de intervenções do governo federal e atestam a atenção da presidenta Dilma Rousseff com a agricultura familiar. “Assim, os produtores têm acesso não só a crédito e a assistência técnica, mas a maquinário que poderá valorizar sua produção agrícola ou facilitar o trabalho de colheita, colaborando para o aumento da produtividade”, disse.


Fonte: Ministério da Integração Nacional (MI)


Projeto de Irrigação do Pontal recebe máquinas agrícolas e a visita do ministro da Integração Nacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares