Google+








.

Conheça o Atlas Digital das Águas de Minas Gerais

Conheça o Atlas Digital das Águas de Minas Gerais

O “Atlas Digital das Águas de Minas” é um mapeamento completo e atualizado sobre os recursos hídricos superficiais do Estado de Minas Gerais. È um recurso inédito no Brasil e se encontra alicerçado na tecnologia dos sistemas de informações geográficas, o que permite um grande avanço na maneira de produzir e transferir conhecimentos através da internet.

Originalmente produzido em formato de CD-ROM (1ª e 2ª edição) e atualmente disponível como website (3ª edição), foi patrocinado pelo governo de Minas com uso de recursos provenientes do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (FHIDRO).

O sistema de consulta do ATLAS foi desenvolvido de forma a permitir o acesso à sua base de dados através da consulta espacial georreferenciada e também através da consulta informativa. As informações hidrológicas se encontram disponibilizadas por região hidrográfica e por unidade de planejamento e gestão de recursos hídricos.

Além da facilidade de acesso às informações através de um sistema extremamente amigável e interativo, o ATLAS apresenta como diferencial o processo contínuo de atualização de seu banco de dados, onde os estudos hidrológicos são revistos e atualizados a cada sete anos. Todas as regiões hidrográficas mineiras e partes das regiões dos Estados do Espírito Santo, Bahia, Goiás e Distrito Federal já foram estudadas por três vezes, abrangendo uma área total de 1.986.000 km².

A aplicação da tecnologia contida neste ATLAS permitirá que os órgãos responsáveis pela gestão dos recursos hídricos em níveis federal, estadual e de bacia hidrográfica, obtenham informações confiáveis quanto à disponibilidade de água a fim de possibilitar o melhor atendimento às demandas de outorga de direito de uso da água, bem como fornecerá tecnologia adequada aos usuários interessados no planejamento, dimensionamento e manejo de projetos, que demandam uso consumptivo e não consumptivo desse precioso líquido.

O “Atlas Digital das Águas de Minas” é o principal produto desenvolvido no âmbito do programa de pesquisa e desenvolvimento denominado HIDROTEC, fruto da parceria institucional entre duas secretarias de Estado e órgãos vinculados: Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e a Fundação Rural Mineira (RURALMINAS), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O programa foi iniciado em 1991 e chega em 2011, com praticamente a mesma equipe técnica, e consegue alcançar, assim, de forma ininterrupta 20 anos de geração e transferência de tecnologia em recursos hídricos para o Estado de Minas Gerais.


 
 
Fonte: UFV
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares