Google+








.

Congresso sobre irrigação vai debater oportunidades e desafios para o setor

Integração Nacional participa do evento que será promovido em outubro, na Bahia, com a oficina -Avanços, desafios e oportunidades da agricultura irrigada brasileira'

Com o objetivo de fortalecer o debate em torno do desenvolvimento sustentável aliado à agricultura irrigada, a Secretaria Nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional participará do XXIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird). O evento ocorrerá entre os dias 13 e 18 de outubro, em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. O coordenador de Desenvolvimento e Instrumentos de Política de Irrigação do órgão, Cristiano Zinato, coordenará a oficina -Avanços, desafios e oportunidades da agricultura irrigada brasileira'.

"O encontro será enriquecedor e teremos a oportunidade de conversar com a área técnica, produtores e diversas autoridades do setor", afirma Zinato. O Conird é um evento nacional, que conta com parcerias internacionais, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid).

Entre os temas em destaque este ano, estão a inclusão social, a geração de riquezas e as oportunidades de negócios no setor rural; a gestão dos recursos hídricos; o manejo da agricultura irrigada; e o estabelecimento de arranjos produtivos e comerciais para o aumento de produtividade.

Expectativas - São esperados pela organização do Congresso cerca de 800 participantes e 35 expositores. Entre os presentes, estarão lideranças do agronegócio, produtores, pesquisadores, estudantes e empresários ligados à agricultura irrigada e profissionais de áreas correlacionadas, como consultoria, assistência técnica e de extensão rural, meteorologia, gestão das águas, gerência de propriedades, insumos e crédito.

Durante os dois últimos dias serão realizadas visitas de campo, quando os interessados poderão ampliar, na prática, conhecimentos sobre a agricultura irrigada, cuidados ambientais e gestão dos recursos hídricos em favor do melhor desenvolvimento dessa modalidade de produção.

"O governo pretende criar marcos legais e regulamentação para o setor. A partir daí, oferecer oportunidades para o produtor se adequar à legislação e apoio em infraestrutura de tecnologia e assistência técnica, além das obras necessárias para aumentar a quantidade da produção", ressalta o secretário Nacional de Irrigação, Miguel Ivan.

Café baiano - Durante o Congresso, dentro da temática "Gestão de Recursos Hídricos e Irrigação", será exposto um dos maiores "cases" de sucesso do estado baiano, aplicado com o uso de técnica de irrigação para o aumento da produtividade do café, utilizada pela primeira vez em uma fazenda do oeste da Bahia.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área total de produção de café no estado é de 134,5 mil hectares. A Bahia é o quinto maior produtor de café do Brasil, com previsão de 1,9 milhão de sacas para 2013. Na região, 37 fazendas colhem, atualmente, 470 mil sacas por ano. "A tecnologia do estresse hídrico tem transformado a produtividade do café, tanto na maior geração de renda para o produtor como na garantia de um produto com maior qualidade", explica o secretário.


Congresso sobre irrigação vai debater oportunidades e desafios para o setor



Fonte:  Ministério da Integração Nacional (MI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares