Google+








.

Codevasf reabilita sistema de drenagem de perímetros do Baixo São Francisco

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já está executando a reabilitação da rede de drenagem dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco em Sergipe. Ao todo, a Companhia disponibilizou seis escavadeiras hidráulicas para os perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, ação custeada com recursos do programa Mais Irrigação. O objetivo é possibilitar bons resultados na próxima safra da rizicultura. Até o início dessa semana, cerca de 2,6 mil hectares de arroz já haviam sido plantados pelos irrigantes.

No perímetro Betume, os produtores já plantaram 1.330 hectares de arroz em 350 lotes, representando 60% da meta estabelecida para o perímetro. Em Cotinguiba/Pindoba, 72% da meta da Codevasf já foi atingida, com 684 hectares plantados em 180 lotes. E no perímetro Propriá já foi feito o plantio de 570 hectares de arroz em 140 lotes, número que atende a 93% da meta projetada para o perímetro. A expectativa da Codevasf é chegar ao plantio de aproximadamente 3,8 mil hectares na safra atual, que será colhida no início de 2014.

O superintendente regional da Codevasf, Paulo Viana, destaca que a Companhia tem cumprido o cronograma de ações para favorecer a produção agrícola nos perímetros irrigados do Baixo São Francisco. “Firmamos com os produtores o compromisso de oferecer condições cada vez melhores para a agricultura irrigada nessa região. Com os investimentos do Mais Irrigação e a revitalização da infraestrutura de uso comum, temos certeza que o sucesso da última safra se repetirá”, diz Paulo Viana.

José Ferreira Neto, produtor do povoado Ponta de Areia, em Pacatuba, e proprietário de lote no perímetro irrigado Betume, afirma que as ações desenvolvidas pela Codevasf no Baixo São Francisco têm elevado a animação dos irrigantes. “O nosso entendimento é de que, com a drenagem, estamos em ótimas condições. O nosso arroz é de ótima qualidade e, com fé em Deus, temos esperança de mais uma vez bater recordes”, declara o produtor.

Na última safra, o perímetro irrigado Betume alcançou o recorde de produtividade média na rizicultura, que atingiu 9,7 mil quilos por hectare. Para tornar possível esse resultado, a Codevasf fez o acompanhamento direto da produção, fornecendo assistência técnica aos irrigantes e executando ações de manutenção da infraestrutura de uso comum. O Governo do Estado de Sergipe também tem papel importante, fornecendo sementes de qualidade. Este ano, foram doadas quase 400 toneladas de sementes para os rizicultores dos três perímetros.
 
Mais Irrigação em Sergipe
 
O programa Mais Irrigação, executado pelo Ministério da Integração Nacional, destinou R$ 102 milhões para serem investidos nos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. Estão em andamento os processos licitatórios de ações importantes como a construção e reabilitação de canais de irrigação, reabilitação de sistemas de bombeamento e pavimentação das principais vias de escoamento dos perímetros.
 
 
 
Fonte: CODEVASF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares