Google+








.

Desenvolvimento Regional será tema de painel durante Seminário Nacional de Agricultura Irrigada

A experiência da agricultura irrigada no desenvolvimento econômico de três municípios baianos será debatida na próxima sexta-feira (7/6), às 14h, no Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Ministério da Integração Nacional, em Belo Horizonte (MG).

Os municípios de Mucugê, Ibicoara e Barra da Estiva fazem parte de um Agropolo de pequenos e grandes empreendedores, vinculados ao Sindicato de Produtores Rurais dessas cidades.

De acordo com o coordenador de projetos do Agropolo Mucugê/Ibicoara, Evilásio Fraga, a agricultura irrigada é a principal atividade econômica da região. "Gera renda sustentável no longo prazo e ainda permite planejar e executar ações permanentes de desenvolvimento", afirma. Para ele, os três municípios se diferenciam dos vizinhos devido à renda gerada pela produção da agricultura irrigada "que é determinante para toda a movimentação de comércio e serviços da região".

Licenciamento ambiental coletivo - A experiência do licenciamento ambiental coletivo desenvolvido próximo ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, em 2012, também será discutida no Seminário Nacional. O modelo contemplou uma área de 200 mil hectares e, para viabilizar o licenciamento desta área, as secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Agricultura da Bahia em articulação com o Instituto do Meio ambiente (Inema), além da Agroplo Mucugê articularam um diagnóstico socioambiental da área para a liberação da licença.

A área engloba ao todo 19 empreendimentos responsáveis pela geração de cerca de cinco mil empregos diretos, e já produz mais de 50% da batata inglesa consumida no Nordeste, além de legumes, feijão, café e outros alimentos.

Segundo o coordenador de projetos da Agropolo, além desses empreendimentos, que representam 125 mil hectares de terras dos 200 mil ha licenciados, há os outros 75 mil ha, que podem vir a integrar o Agropolo.

Programação - O II Seminário Nacional de Agricultura Irrigada é resultado de uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, e integra a SuperAgro Minas 2013. O evento é direcionado a formuladores de políticas agrícolas e agroindustriais, representantes de instituições públicas e privadas, além de produtores e demais agentes envolvidos com os temas do setor.

A programação conta com painéis e debates com a participação de especialistas em agricultura irrigada e temas relacionados. Entre os assuntos a serem debatidos estão a Política Nacional de Irrigação (Lei nº 12.787), sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff em janeiro deste ano. Além disso, estão na pauta as perspectivas para a utilização do potencial nacional para a agricultura irrigada, que chega a 30 milhões de hectares.


Fonte: Ministério da Integração Nacional



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares