Google+








.

Barragem Jequitaí I / Jequitaí II em MG: oportunidades para a irrigação

Investimento de R$ 319 milhões vai beneficiar 12 municípios e mais de 500 mil pessoas no semiárido de Minas Gerais

O ministro Fernando Bezerra Coelho, e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia assinam nesta quinta-feira (7/02), às 10h, no Centro de Convenções de Pirapora (MG), contrato para início das obras da Barragem Jequitaí I. Com investimento total de R$ 319 milhões, a obra vai beneficiar mais de 500 mil pessoas de 12 municípios do norte de Minas Gerais.

Em parceria com o governo do estado de Minas Gerais, a Codevasf, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, será a executora das obras por meio da Fundação Rural Mineira (Ruralminas).

A Barragem Jequitaí I contempla o vale do Jequitaí, localizado entre as serras do Espinhaço e da Onça, no norte de Minas Gerais. Envolve os municípios mineiros de Claro dos Poções, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Várzea da Palma, Pirapora, Buritizeiro, Coração de Jesus, Joaquim Felício, Bocaiúva e Montes Claros.

Com a implantação do sistema de barragens, a população será beneficiada com reservatório de água que permitirá segurança hídrica e energia elétrica à região. Será possível ainda o uso da água para irrigação influenciando o desenvolvimento socioeconômico, além da geração de cerca de 35 mil empregos diretos.

Serão construídos dois barramentos: Jequitaí I (montante) e Jequitaí II (jusante), que terão as funções de regularizar (de 3 para 30 m3/s) e controlar as vazões do rio Jequitaí, evitando a inundação de áreas propícias à agricultura.

Projeto Jaíba - Em Minas Gerais, o ministro Fernando Bezerra Coelho visita também o projeto de irrigação Jaíba, localizado nos municípios de Jaíba, Matias Cardoso e Verdelândia. O objetivo é conhecer o potencial agrícola do perímetro.

Com área total de 107,6 mil hectares, a implantação do Jaíba dividiu-se em quatro etapas. As etapas I e II, que correspondem a 70,9% da área total do projeto, estão em execução. A Codevasf é a gestora da etapa I e o governo do estado de Minas Gerais gerencia a etapa II.


Fonte: Ministério da Integração Nacional




Projeto Jaíba


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares