Google+








.

Projeto criado pela SENIR diminui impostos: REIDI

Projeto criado pela SENIR diminui impostos: REIDI
Incentivos fiscais para a Irrigação foi o tema da palestra ministrada pelo analista de infraestrutura da Secretaria Nacional de Irrigação (SENIR), vinculada ao Ministério da Integração (MI), Cristiano Egnaldo Zinato, na manhã desta sexta-feira (18), na AGROBRASÍLIA 2012.
 
A SENIR foi criada em 2011 e tem como principal objetivo configurar um sistema de gestão para a agricultura irrigada, articulando os vários órgãos que interagem no setor, apoiando a iniciativa privada e otimizando as áreas públicas como instrumentos de desenvolvimento de regiões menos favorecidas. “Além disso, a SENIR promove a irrigação como instrumento de eficiência na produção agrícola e erradicação da pobreza com a geração de emprego e renda”, afirmou o analista.
 
Entre as ações propostas pela SENIR está o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura – REIDI, que inclui também os projetos privados de Irrigação. As vantagens deste projeto para as pessoas jurídicas são várias, entre elas a suspensão da exigência de contribuição para o PIS/PASEP, de 1,65% e da COFINS de 7,6%, totalizando uma redução de 9,25% nos custos dos materiais, serviços e equipamentos, nacionais e importados, quando aplicados em projetos privados de infraestrutura de irrigação.
 
Zinato explicou que a SENIR já está trabalhando para que seja incluída no REIDI a pessoa jurídica, pois já existe demanda. “A falta de informação ainda é visível. O pequeno produtor precisa apresentar uma série de documentos para entrar em algum projeto da SENIR. Ele precisa, por exemplo, de um agrônomo, um veterinário, mas não sabe que a EMBRAPA pode disponibilizar esses profissionais”, explicou o palestrante, lembrando que em breve esse problema será solucionado. 
 
Para os produtores que querem ser incluídos no REIDI, Zinato disse que eles devem elaborar um projeto que conste: A descrição do projeto de infraestrutura no setor de irrigação, abrangendo:
 
a) Nome do empreendimento;
 
b) Localização: coordenadas geográficas, endereço, município, UF;
 
c) Dados do projeto: custo total de implantação, análise de viabilidade técnica, análise da viabilidade ambiental, análise de viabilidade econômica, análise de viabilidade financeira e layout do projeto.
 
d) Dados do empreendimento: fonte hídrica, bacia e sub-bacia hidrográfica, forma de captação e os respectivos equipamentos, potência instalada, extensão e forma de adução com os respectivos equipamentos de proteção e controle, tipos de reservação a serem construídos e/ou utilizados, forma de condução e distribuição de água, área a ser irrigada, método e sistema de irrigação a serem empregados, cultivos a serem implantados, sistema de drenagem agrícola, e demais informações relevantes ao projeto;
 
e) Outorga de água;
 
f) Licenciamento ambiental, quando cabível;
 
g) Fotos da área identificando o local do projeto;
 
h) Planta da propriedade com a localização do projeto.
 
Outras informações complementares poderão ser solicitadas para análise.
 


Promover o desenvolvimento e fortalecimento da pecuária é um dos objetivos da SENIR.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares