Os produtos são cultivados no perímetro de irrigação Tabuleiros
Litorâneos do Piauí, considerado o maior de fruticultura orgânica do
Brasil
Frutas orgânicas irrigadas, cultivadas sem a utilização de agrotóxico e produtos químicos, estão à mostra na 1ª Feira do Agronegócio da Planície Litorânea. O evento ocorre até o próximo dia 18, em Parnaíba, no Piauí. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) - órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional - participa da feira, apresentando a produção de acerola, caju, coco, goiaba e melão orgânicos irrigados, plantados pelo Projeto de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí.
Segundo dados divulgados pelo governo do estado - que organiza o evento em parceira com a prefeitura da cidade-, o público estimado é de 60 mil pessoas. “Avançamos muito em tecnologia na área da produção orgânica e no desenvolvimento da região, com geração de emprego, renda e inclusão social”, afirma o coordenador do DNOCS no Piauí, José Carvalho. De acordo com ele, o objetivo da feira é integrar os 11 municípios localizados na planície litorânea.
“A organização do evento confirma o grande potencial que a área tem para a produção agropecuária irrigada. A fruticultura orgânica desenvolvida no perímetro de Tabuleiros Litorâneos é a maior prova disso”, ressalta o secretário nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, Miguel Ivan.
Projeto de Irrigação - O Projeto de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí fica localizado a 320 km da capital Teresina e é considerado o maior de fruticultura orgânica do Brasil. Em junho, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o governador do estado, Wilson Martins, reuniram-se para assinar ordem de serviço no valor de R$ 120 milhões, destinados à construção da segunda etapa do perímetro de irrigação Tabuleiros Litorâneos.
O repasse integra o ‘Programa Mais Irrigação’ do Ministério da Integração da Nacional, que visa a incentivar a construção de perímetros públicos de irrigação e a expansão da produção de alimentos com qualidade. Durante a feira, ainda será apresentado um modelo de gestão para finalizar as obras do Projeto, que serão executadas pelo DNOCS com o apoio do governo do Piauí. Quando concluídas, a área voltada para irrigantes familiares e empresários chegará a mais de 5,9 mil hectares.
Os produtores de gado de leite também receberão a proposta de uma nova ação, denominada “Vila do Leite”, que será desenvolvida dentro do Projeto. Em visita recente ao local, Bezerra Coelho destacou como uma das prioridades do empreendimento a implantação da atividade de agropecuária leiteira.
Programa Mais Irrigação -Lançado em novembro de 2012, o ‘Programa Mais Irrigação’ prevê R$ 10 bilhões de investimentos do governo federal e da iniciativa privada, voltados para valorizar a economia regional, gerar mais emprego e renda e garantir a produção de alimentos de qualidade.
O ‘Mais Irrigação’ inclui o pequeno e o médio agricultor na cadeia produtiva, garantindo mercado, assistência técnica e preço justo, além de apoio à agricultura familiar e aos pequenos irrigantes. Ao todo, o Programa apoia 66 projetos, abrangendo uma área de 538 mil hectares, em quatro eixos: parcerias público-privadas em irrigação; implantação e revitalização de perímetros já existentes; agricultura familiar e pequenos irrigantes; e estudos e projetos.
Fonte: Ministério da Integração Nacional
Boa noticia!
ResponderExcluir