Com grandes investimentos na área tecnológica e na irrigação a Agrícola Famosa se tornou referência em exportação de frutas no Brasil.
Com a liberalização da economia para o comércio mundial a partir dos anos 90, o país passou a procurar formas de se posicionar no mercado internacional, no caso a busca de produtos que lhe proporcionasse alguma vantagem competitiva. A fruticultura foi uma delas, a qual passou a ser vista como uma atividade comercial que poderia em longo prazo render bons resultados para o país, principalmente com relação às exportações.
Com esse interesse e um olhar investidor, surgiu uma grande ideia entre dois sócios Luiz Barcelos e Carlo Porro, ambos de São Paulo. Os dois empreendedores que tinham ocupações distintas dentro de uma empresa de produção de frutas, um advogado e outro diretor se conheceram trabalhando em parceria e dela iniciou-se uma grande sociedade que resultou em um investimento que deu muito certo, a empresa Agrícola Famosa.
Mesmo atuando como advogado, Luiz Barcelos tinha uma ligação na área de produção e exportação na empresa que Carlo Porro trabalhava como diretor e esse momento é contado por ele ”Como eu tinha essa ligação com a parte da produção agrícola eu sempre estava me metendo um pouco na parte operacional daquela empresa e do negócio com isso surgiu um convite para trabalhar nessa firma”. Ao passar algum tempo de atuação a empresa em que os atuais sócios trabalhavam juntos como diretores veio fechar devido a mudança do plano real em 1994 e a queda do dólar.
Com problemas na economia do país na época a empresa passou por uma grande crise financeira e com isso fecharam as portas. Ao se depararem com a nova realidade, Luiz e Carlo decidiram o que iriam fazer de suas vidas naquele momento então veio a ideia de unir suas vontades de dar continuidade no negócio. Foi a partir de 1995 que eles resolveram passar de empregados para donos do próprio negócio e trabalharem na área que atuavam quando eram funcionários.
Muitas regiões no país apresentam vantagens comparativas para produzir frutas, tanto que hoje existem cerca de 30 polos de fruticultura espalhados por todo o país, abrangendo mais de cinquenta municípios. A região Nordeste, que tem a maior concentração do cultivo, foi o destino dos empresários sendo que um dos fatores que optaram por essa região foi o valor das terras na época, no caso mais baratas e o cultivo das plantações tinha um retorno bem mais rápido com as condições do solo e do clima semiárido.
”Não tínhamos recursos financeiros para bancar um plantio de uma fruta perene que tinha que demorar 4 anos para colher é o caso da maçã, da laranja, da manga. O melão tem um ciclo muito curto. Você planta hoje daqui a 60 dias você está colhendo e as terras no Nordeste eram muito baratas. O custo era mais ou menos 150 reais por hectare e tínhamos dinheiro emprestado na mão de um produtor, procuramos esse produtor onde ouve um acerto e foi desse acerto que compramos nossas terras na região”, relata Luiz Barcelos.
A fruticultura praticada no semiárido nordestino tem destaque hoje em dia graças à agricultura irrigada que permite a produção de frutas durante todo o ano. O governo investiu em estratégia econômica para o desenvolvimento da agricultura irrigada na região do semiárido com projetos de sistemas de irrigação vindo diretamente da transposição do Rio São Francisco, centrando-se na premissa de ser ela um fator importante para o desenvolvimento nacional. Alcançando a expansão projetada pelo governo e geraria renda e emprego garantindo assim o desenvolvimento sustentado da região e do país nos próximos anos.
A fruticultura irrigada no nordeste trouxe inúmeros benefícios para a região. Isso está mais que comprovado por diversos trabalhos realizados com esta finalidade, entretanto, quando se trata da busca pelo desenvolvimento sustentado da agricultura, muitos ainda entram em controvérsias, no entanto, em alguns setores da economia a agricultura mostra os avanços alcançados com investimentos na exportação e cultivos de áreas irrigadas frutíferas.
A Agrícola Famosa foi fundada em 1995 com grande esforço e comprometimento de seus proprietários, com o início de 3 hectares de melão plantados, hoje são cerca de 240 hectares de melão por semana. ”No começo não foi fácil não tínhamos experiência nenhuma com plantação de melão, começamos com melão amarelo, plantávamos 3 hectares de melão amarelo por semana, não é mais a variedade que usamos hoje, na época era um tipo de melão chamado Gold Min, um melão bastante rústico onde não tinha uma qualidade como temos hoje com os controles de pulverização”, comenta Luiz.
Com um início meio complicado Luiz Barcelos foi o primeiro a ir para o Nordeste deixando seu sócio em São Paulo responsável pelas vendas na região Sudeste. No começo, os sócios ainda não trabalhavam com exportação devido a cotação do dólar ser muito baixa, mas a partir de janeiro de 2000 mudanças aconteceram como demonstra Barcelos. ”O dólar começou a subir bastante saiu de 1 real para 2, como nós tínhamos uma grande experiência de exportação, começamos a exportar aos poucos, começamos a exportação com 200 contêineres”.
Hoje a Agrícola Famosa exporta 300 contêineres por semana, números surpreendentes que chegam a colocar a Famosa entre as empresas que mais exportam no Brasil. Um crescimento significativo na produção da agrícola cerca de 40 a 50% ao ano, isso devido aos investimentos feitos ao decorrer dos anos entre os principais deles a irrigação.
A prática da irrigação para a Famosa veio como o fator principal para o cultivo das frutas que fazem tanto sucesso no exterior. O manejo fez com que o cultivo se mantivesse com a qualidade impecável e invejável por outras empresas do mesmo segmento. As técnicas usadas no cultivo estão: irrigação por gotejamento, a irrigação com nutrientes (não só água) e o controle biológico de pragas com redução de defensivos.
A irrigação por gotejamento é a mais usada pelos produtores da Famosa. O motivo é que a região não possui meios suficientes de utilizar diretamente outro tipo de manejo. Segundo Barcelos a irrigação por gotejamento é essencial, pelo fato da racionalidade de água e por ter menos poder em trazer doenças para folhas devido a água cair somente na raiz. A irrigação não é fundamental somente em locais com seca, mas para um bom cultivo e produção agrícola e necessária em todas as regiões do Brasil. No Nordeste como é uma região com poucas chuvas, a irrigação potencializa o sistema produtivo agrícola amenizando esse fenômeno natural.
A empresa tem buscado grandes projetos tecnológicos em manejos de irrigação para investimentos que possam melhorar cada vez mais seus produtos. “Temos pesquisado no mundo inteiro inovações na área, devido as produções de algumas regiões do planeta como regiões do Sul da Europa, o Norte da África, da Califórnia e de Israel, procuramos ter o que é de mais moderno dentro dos sistemas de irrigação. Controle de adubação, controle de água e sistemas que você uniformiza a irrigação em toda área de adubações mais modernas e solúveis que possam passar pela água”, comenta Luiz Barcelos.
Os investimentos tecnológicos feito pelo grupo tem muita utilidade como o bom desenvolvimento do sistema de irrigação na parte de adubação e filtragem, com bombas mais econômicas e mais eficientes. Entre os investimentos está o sistema de processamento Brix é o processo que mede a quantidade de sólidos/solúveis (brix) existente no interior de cada fruta através de infravermelho sem cortar ou perfurar os frutos evitando desperdícios. Para serem embaladas, as frutas devem ter pelo menos 10º de açúcar. A empresa mantém uma linha Premium com 12º de Brix e vem investindo na procura de novas tecnologias na área de irrigação que possibilitam a uma produção de melhor qualidade com menor custo que gera eficiência produtiva muito maior com menos riscos e qualidade cada vez mais superior aos concorrentes.
Com o uso da água para irrigar as plantações das fazendas do grupo sabe-se que através da definição de políticas regionais e de uma política nacional de meio ambiente é possível garantir a sustentabilidade de uma região. Um sistema sustentável que se baseia nos princípios de crescimento econômico, equidade social e preservação ambiental, entretanto, é fundamental levar em consideração a diversidade do ambiente em que está inserido para promover assim, uma estabilidade ecológica, social e econômica, aspectos que fazem parte da Famosa.
Os sócios tiveram a preocupação também com a questão ambiental em relação a sua preservação, seguindo toda a regulamentação das leis nacionais que prezam o meio ambiente. ”Respeitamos os 20% de reservas permanentes, então a parte do meio ambiente cuidamos de acordo que o mercado externo exige e também a legislação brasileira”, diz Barcelos.
As águas utilizadas para a irrigação é proveniente de um sistema de poços rasos, nos quais a água é imprópria para o consumo humano, uma água salobra que se repõe com facilidade após o período de chuvas e que percorre cavernas calcárias. Também é utilizada água de poços profundos que possuem propriedades minerais podendo ser considerada como uma fonte segura para a fazenda, possibilitando o uso da água dos poços superficiais e assim um mistura dos dois tipos.
”Não estamos competindo nem com seres humanos nem com o consumo animal porque essa água que usamos não é própria para consumo, então muitas vezes as pessoas falam que em vez de usarmos água para darem aos animais ou para consumo ficamos irrigando frutas para exportar, mas se não usássemos essa água ela ficaria no subsolo da terra por milhões de anos sem nenhuma utilidade” explica Luiz Barcelos. Á água é retirada de 4 poços profundos 800 m e 100 poços rasos com capacidade para extração de 4.900 m³/hora. Nas fazendas arrendadas existem mais 27 poços com capacidade de extração de 3.300 m³/hora.
A empresa gera em torno de 5.000 empregos diretos, contribuindo socialmente para a mudança de um cenário historicamente desfavorável na região. As ações sociais promovida pela Famosa vem tornando-se um diferencial. Entre os projetos está o uso de tecido térmico. O tecido é utilizado em 100% das áreas, oferecendo proteção contra pestes nos primeiros 25 dias (1/3 do período de cultivo), sem a necessidade de nenhum pesticida.
Com quase 20 anos de mercado a Famosa só tem o que comemorar devido ao resultado constatados em seus números, os sócios e diretores da Agrícola Famosa, Luiz Barcelos, Carlo Porro e Richard Muller junto com Marconi Lima esses últimos entraram para o negócio desde 2009 não pensam em parar por aí. O desejo de ambos, dos novos sócios e de toda a equipe é que venha a expansão. Cada vez mais quebrando todos os recordes em exportação e cultivo. Luiz relata o seu desejo juntamente com o de Carlo, Richard e Marconi daqui para frente. “Temos buscado ultimamente a diversificação dos produtos, só o melão amarelo temos 5 variedades, melancias com e sem sementes, mamão, banana, abacaxi, maracujá e o vegetal aspargos”.
A ideia da famosa é se tornar referência nacional como uma marca forte, com diferentes variedades de frutas e também fortalecer cada vez mais a exportação oferecendo outros tipos de frutas. “Temos investido muito, já produzimos 8 mil hectares de frutas atualmente, 7 de melão e melancia o resto de outros produtos. Nós temos um plano de chegar em 16 mil hectares de produção, atualmente geramos 3500 empregos. Hoje pretendemos chegar em 12 mil empregos diretos nos próximos 6 anos. O planejamento é dobrar o tamanho da Famosa nos próximos anos”.A empresa é conhecida pela tecnologia que emprega na produção das frutas. Atualmente o maior mercado da Agrícola Famosa no exterior, que responde por mais de 90% das compras, é o europeu. A empresa comercializa com a Inglaterra, Holanda e Espanha. A companhia produz em torno de 150 mil toneladas de frutas ao ano e cerca de 60% vão para o exterior. A capacidade anual de produção é de 6.000 ha. (Seis mil hectares) por ano, entre melões e melancias.
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