Este sistema é uma parceria da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A (Eletronorte).
Um sistema de irrigação movido à energia solar é uma das atrações da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2014, que começou nesta terça-feira, dia 06, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional. A tecnologia é uma solução sustentável e foi desenvolvida para produtores familiares, além de médios e grandes produtores que queiram reduzir custos com energia elétrica ou ainda não tem eletricidade da rede pública na propriedade.
Este sistema é uma parceria da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A(Eletronorte). “Nosso objetivo é mostrar a viabilidade de placas fotovoltaicas na produção de energia elétrica para residência e até mesmo irrigação de pequenas áreas por meio de gotejamento”, explica o supervisor de Biomassa da Seagro, Reginaldo Rocha.
Para o pequeno produtor João Mota este sistema é uma inovação que merece ser compartilhada. “Esta é uma opção que gera economia”, comenta o produtor que esteve na Feira na manhã desta terça-feira para conhecer as novidades da Agrotins 2014.
Os produtores interessados nesta tecnologia devem procurar a Diretoria de Agronergia e Florestas Plantadas da Seagro para que um técnico da faça uma análise da necessidade e aptidão agropecuária do pequeno produtor para a instalação da tecnologia.
Feira
Com uma programação repleta de palestras, dias de campo, oficinas, workshops e seminários, a intenção do Governo do Estado é promover a transferência de tecnologias entre produtores e empresas do ramo, melhorando as condições da vida no campo e aumentando a produção. A expectativa é que mais de 73 mil pessoas visitem o local, entre estudantes, produtores e técnicos. Já a movimentação financeira deve ultrapassar os R$ 515 milhões em negócios de 2013.
Fonte: Surgiu.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário