Sistema será disponibilizado a partir de maio.
Com o objetivo de armazenar dados confiáveis sobre agricultura irrigada em todo País, o Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria Nacional de Irrigação, irá lançar, até o final de maio, o Sistema Nacional de Informações sobre Irrigação (SINIR).
Miguel Ivan, secretário nacional de Irrigação do MI, explica que a ferramenta irá consolidar e gerenciar as informações do setor para dar suporte à gestão. "Atualmente, estas informações se encontram pulverizadas em alguns sistemas, e o nosso propósito é consolidar estes dados em um sistema sob a coordenação da Secretaria Nacional de Irrigação, que funcione como ferramenta de apoio à gestão estratégica tanto em instituições públicas que atuam em políticas de agricultura irrigada quanto no setor privado", diz Miguel.
Segundo ele, a expectativa é de que o sistema forneça informações seguras para o setor fazer seus investimentos. "Temos uma expectativa de que o sistema possa auxiliar na disponibilização de informações que confiram margem de segurança aos investimentos no setor da agricultura irrigada, tanto os voltados à implantação de novas áreas produtivas com sistemas de irrigação e drenagem, quanto à reabilitação e modernização dos empreendimentos existentes", afirma o secretário.
O SINIR será dividido em módulos para facilitar sua implantação e manutenção. O sistema terá informações sobre áreas irrigadas, infraestrutura de suporte à produção agrícola irrigada, disponibilidade de energia elétrica e condições socioeconômicas do produtor irrigante.
O primeiro módulo consolidará os dados dos projetos públicos de irrigação, sendo o Sistema de Informações sobre os Projetos Públicos de Irrigação (SISPPI) um de seus componentes. O SISPPI conterá informações gerais dos projetos, como vias de acesso, localização geográfica, área irrigável e por método, e sistema de irrigação, principais culturas exploradas, valor bruto de produção, organização de produtores e cooperativas existentes no projeto.
O gerenciamento das informações dentro do sistema ficará sobre a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, da Secretaria Nacional de Irrigação e das entidades vinculadas, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
Fonte: Ministério da Integração Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário