Com pouca oferta do produto no mercado, o preço pago aumenta. A unidade está sendo vendida por cerca de R$ 1,50.
O cultivo do abacaxi é importante fonte de renda para os agricultores de São Francisco de Itabapoana, no Rio de Janeiro. Muita gente investe na fruta no período de entressafra para aproveitar os preços mais altos.
São Francisco de Itabapoana, no norte do Rio de Janeiro, é o maior produtor de abacaxi do estado e produz por ano, cerca de 70 milhões de unidades segundo a Secretaria Municipal de Agricultura.
O Rio de Janeiro responde por 8% da safra nacional de abacaxi. A safra só começa em junho, mas é durante a entressafra que os produtores aproveitam para lucrar. Com pouca oferta do produto no mercado, o preço pago aumenta. A unidade está sendo vendida por cerca de R$ 1,50.
Para conseguir a fruta fora da época, os produtores usam herbicidas e muita irrigação, já que a estiagem tem prejudicado as lavouras.
Cilésio Rangel conta que só vai colher mesmo na época da safra. No ano passado, ele não conseguiu vender tudo o que produziu porque havia muita oferta. Teve abacaxi que estragou no pé. “Eu espero que este ano melhore um pouquinho a época da safra”, diz.
Fonte: G1.com (http://twixar.me/xGn)
Nenhum comentário:
Postar um comentário