Google+








.

Rio Grande do Sul deve colher mais de cinco milhões de toneladas

Abertura oficial da colheita ocorreu na manhã deste sábado em Pejuçara.

Com mais de um milhão de hectares plantados, o Rio Grande do Sul deve colher na safra 2013/14 mais de cinco milhões de toneladas de milho, o que reforça a importância do grão para a economia gaúcha. Ciente disso, o governador Tarso Genro participou na manhã deste sábado (08), da 3ª Abertura Oficial da Colheita do Milho no Estado, na granja Sartori, em Pejuçara. 
"Nós estamos celebrando hoje, não só a abertura oficial da colheita do milho, mas o crescimento do Estado de 6,8%, maior crescimento do Brasil, passamos até São Paulo no crescimento industrial. E isso é produto dessa gente que tem capacidade empreendedora, dessa gente que trabalha, dos empresários, dos engenheiros, de todos os profissionais que estão engajados em transformar o Rio Grande em um Estado altamente desenvolvido. Só dentro do nosso governo, já dobramos a área irrigada no Estado", destacou o governador, após dar a largada oficial na colheita do milho. 
A propriedade de Benjamim Sartori, gerida hoje pelos filhos Flávio, Tiago e Moacir serve de exemplo para os demais produtores de milho do Estado. Foram feitos investimentos em irrigação por aspersão, R$9 54,9 mil financiados pelo Badesul, que garantiu maior produtividade. "É o segundo ano que trabalhamos com irrigação nas lavoras e já sentimos bastante a diferença. Principalmente nesse período critico de sol pelo qual passamos, no final do ciclo do milho, as lavouras não irrigadas apresentaram uma quebra de quase 50% na produtividade", destacou Moacir, o filho mais novo de Benjamim, que optou por continuar o trabalho junto com os irmãos e agregar valor ao patrimônio já conquistado pelo pai. 
A região do Noroeste Colonial é considerada a com maior produtividade média do grão no RS. Por isso, é sede desde a primeira edição da abertura oficial da colheita, que tem o objetivo de mostrar a produção do grão para o restante do Estado e do país, inclusive com a implantação de novas tecnologias, como é o caso da irrigação.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Fernando Mainardi, destacou que o balanço geral da safra é positivo, e que o Rio Grande do Sul caminha para a auto-suficiência em produtividade do grão. "Nós precisamos cada vez mais aumentar a produtividade de nossas lavouras para que o produtor possa obter renda. Obtendo lucro ao final da safra, ele vai ampliar a área de milho plantada, incluindo o uso de novas tecnologias como a irrigação, que garantirá maior produtividade e essa meta da auto-suficiência será atingida", enfatizou o secretário. 
Mainardi salientou ainda que a propriedade não foi escolhida por acaso para a abertura da colheita. "Em 30 anos de irrigação por pivô central tínhamos 85 mil hectares irrigados. Nós vamos ultrapassar a marca dos 85, então, vamos atingir em três anos a mesma área de irrigação que foi feita em 30 anos, esse é um avanço extraordinário e que não vai parar mais. Essa propriedade não foi escolhida por acaso, o objetivo é mostrar aos produtores a importância da irrigação para a estabilidade do negócio e da tecnologia envolvida em todas as etapas, desde a escolha da semente até o momento da colheita". 
Para o prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzzatti, foi uma honra receber em sua cidade a festa de abertura da colheita do milho, que é um incentivo aos produtores locais. "O evento dá mais visibilidade para a colheita e destaca a importância da agricultura para a região. Os números comprovam isso: 86% do retorno de ICMS na cidade provém da produção primária. E o milho tem um papel importantíssimo nesse contexto", frisou.


Fonte: Diário de Canoas (http://twixar.me/Pg3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares