O grupo composto pelo especialista em meio ambiente John Horton, e o analista de operações Wesley Bazilio, chega a Palmas nesta segunda-feira, dia 10, e encerra sua agenda no Estado na quinta-feira, dia 13.
Uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visita, esta semana, a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a região beneficiada pelo Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins (Prodoeste – Projeto Eixo P8 em Pium). A vinda da equipe do BID ocorre periodicamente, e tem o objetivo de verificar o andamento do projeto, através de reuniões com a equipe da Unidade de Gestão do Prodoeste (UGP), da Seagro, e de visitas técnicas ao local das barragens.
O grupo composto pelo especialista em meio ambiente John Horton, e o analista de operações Wesley Bazilio, chega a Palmas nesta segunda-feira, dia 10, e encerra sua agenda no Estado na quinta-feira, dia 13. Na terça-feira, 11, acontecem as reuniões técnicas, na sede da Seagro, a partir das 9h30. Já na quarta-feira, os representantes do BID visitam o local das obras da barragem de acumulação P8 no Rio Pium, e barragens elevatórias de nível no Rio Pium e Riozinho e elevatórios nos municípios de Pium, Lagoa da Confusão e Cristalândia. Na quinta-feira será realizada uma nova reunião, para fazer um balanço dos apontamentos realizados durante a visita.
Prodoeste
O contrato de empréstimo para as obras do Prodoeste – P8, foi assinado pelo Governador Siqueira Campos, em agosto de 2012, no valor de US$ 99 milhões. Atualmente, estão sendo elaborados os projetos executivos da barragem e das elevatórias no Rio Pium, previstos para primeira etapa do projeto. Esta fase irá beneficiar 28 mil hectares com irrigação, com taxa de ocupação de 2,5 safra/ano, ampliando em duas vezes e meia a capacidade produtiva da região. Ao final de todas as etapas serão 300 mil hectares de áreas irrigadas neste sistema.
O programa vai abranger principalmente os municípios de Lagoa da Confusão, Pium e Cristalândia, e posteriormente irão beneficiar outros 11 municípios da região, como Formoso e Dueré. No período de implantação, o programa deverá gerar cerca de quatro mil empregos diretos. O Programa garantirá os recursos hídricos necessários, aliados à tecnologia de irrigação disponível, para explorar 2,5 safras por ano nestas áreas.
Fonte: Surgiu.com (http://twixar.me/sw3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário