Google+








.

PRODOESTE Prodoeste vai possibilitar variação de culturas irrigadas na região sudoeste do Tocantins

Em andamento, a etapa Pium do programa está em fase de recebimento de propostas internacionais para construção de canais irrigatórios.

Importante projeto para fortalecimento da produção agrícola no Estado, o Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins (Prodoeste) permitirá a implementação de agricultura irrigada em cerca de 300 mil hectares de terras. Ao todo, cumpridas as seis etapas do projeto, 14 municípios do sudoeste tocantinense serão beneficiados com áreas irrigáveis por águas dos rios Pium, Riozinho, Urubu, Dueré, Xavante e Formoso. O investimento, de US$ 165 milhões, está sendo feito por meio de financiamento junto ao Banco Mundial, com contrapartida do governo do Estado.
Em andamento, a etapa Pium do programa está em fase de recebimento de propostas internacionais para construção de canais irrigatórios. Com esta etapa pronta, a região terá cerca de 27 mil ha passíveis de serem irrigados, conforme a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro). “Nós publicamos o aviso de pré-qualificação internacional para as empresas que queiram apresentar projetos. De todas as empresas, nossa equipe técnica selecionará algumas para encaminhar para o Banco Mundial”, disse o secretário executivo Ruiter Padua.
Segundo o gestor, a principal característica a ser analisada entre as empresas participantes do processo é a capacidade técnica para execução da obra. “Dos itens analisados, 70% equivale à capacidade técnica e 30% é o custo propriamente dito”, explicou.
Além das obras que permitirão a irrigação das áreas nas bacias dos seis rios, o Prodoeste ainda prevê a implantação de benfeitorias voltadas aos municípios impactados pelas barragens e canais. De acordo com Ruiter Padua, do total financiado, US$ 127 milhões serão investidos nas obras das bacias fluviais da região. “O restante é para melhorarmos o sistema de saneamento, melhorar as estradas, enfim, darmos assistência aos municípios atingidos pelo programa”, pontuou.
Para o prefeito de Pium, Manoel Araújo, o programa irá possibilitar a implementação no setor agrícola de toda a região, além de possibilitar a diversificação das culturas produzidas. “Este projeto é uma grande esperança para toda a nossa região. Ele vai alavancar a agricultura e nos possibilitar aumentar a diversidade. Hoje nós plantamos basicamente arroz, feijão, milho e a soja, que está começando a ganhar potencialidade na nossa região”, frisou.

Etapas

O Prodoeste Pium é a primeira de seis etapas a serem contempladas pelo programa. Ainda na região, dentro da primeira etapa de implantação do projeto, estão previstas, em um segundo momento, obras no rio Riozinho, ampliando a área beneficiada em mais 13 mil ha. Posteriormente, serão estruturadas as obras nos rios Urubu (2ª etapa), Dueré (3ª etapa), Xavante (4ª etapa) e formoso (5ª etapa).
Destas, a maior etapa é a do rio Formoso, onde já existe um grande projeto de fruticultura irrigada. Lá, quando concluídas as obras, o programa dará capacidade de irrigação a cerca de 165 mil hectares.


Fonte: Surgiu.com (http://twixar.me/wv3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares