Os produtores rurais terão assistência técnica, regularização fundiária e apoio à gestão pelo período de três anos.
O Mais Irrigação irá investir cerca de R$ 4,5 milhões na modernização do sistema de irrigação do perímetro de Boa Vista, localizado no município de Salgueiro, em Pernambuco. O recurso será distribuído entre estudos e projetos preliminares que estão em fase de conclusão, revitalização e modernização. O perímetro abrange uma área total de 249 hectares, tendo a cultura da banana em maior escala, com capacidade de gerar aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos.
"A partir desses investimentos, haverá um aumento na produtividade das culturas e consequentemente um incremento de renda para os irrigantes, o que influencia na qualidade de vida da população do perímetro", acredita Kátia Távora, engenheira agrônoma e chefe do setor de operações agrícolas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Pernambuco.
Lançado em 2012 pelo governo federal e gerenciado pelo Ministério da Integração, por meio da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir), o Mais Irrigação prevê, para todo o programa, investimento de R$ 10 bilhões para valorizar a economia, gerar mais emprego e renda e garantir a produção de alimentos de qualidade.
O programa federal, que abrange 538 mil hectares e 66 projetos, está organizado em quatro eixos: parceria público-privada em irrigação; implantação e revitalização; agricultura familiar e pequenos irrigantes; estudos e projetos. O perímetro de Boa Vista está incluído no eixo três, com ações de implantação e otimização, considerando a necessidade de melhorar a eficiência hídrica.
"São 27 projetos no eixo três do Mais Irrigação, dos quais 25 estão na região Nordeste, abrangendo 61 mil hectares e beneficiando pequenos produtores familiares, como é o caso do perímetro de Boa Vista, que terá apoio e incentivo para produzir de forma eficiente", destaca Miguel Ivan, secretário nacional de Irrigação.
No projeto do perímetro também estão incluídos a oferta de assistência técnica aos produtores, regularização fundiária e apoio à gestão pelo período de três anos.
Fonte: Ministério da Integração Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário