Sistema permite produzir anualmente cerca de 4,2 toneladas de soja.
Irrigação de precisão em pastagens é a novidade que o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) apresenta na unidade permanente de integração lavoura-pecuária do parque tecnológico. Esse trabalho, realizado em parceria com a Coopavel há quase cinco anos, envolve avaliações com culturas de verão e de inverno, pastagens, gado de corte e de leite e espécies arbóreas. “O objetivo é oferecer alternativas para diversificação da produção e aumento de renda”, informa o pesquisador Elir de Oliveira.
O projeto ocupa 2,5 ha, sendo aproximadamente 30% da área ocupada com pastagem perene (Tifton 86 e capim Pioneiro). No espaço restante faz-se rotação de soja, no verão, com forrageiras de inverno – aveia de ciclo longo, centeio e triticale forrageiro, azevém e leguminosas em consórcio. Lotes de novilhas Purunã completam o sistema. “Os resultados do trabalho são mostrados no Show Rural e, no decorrer do ano, em dias de campo promovidos com apoio da Emater-PR”, explica Oliveira.
De acordo com o pesquisador, o sistema permite produzir anualmente cerca de 4,2 toneladas de soja e 101 arrobas de carne em um hectare, acrescentando, como benefícios adicionais, a ciclagem de nutrientes e a deposição de palhada sobre o solo, fundamental para o sistema de plantio direto.
Oliveira destaca ainda o ganho de peso diário dos animais. “No inverno, tem-se obtido um quilo por animal em uma lotação de 6 UA/ha. No verão, o desempenho fica em 0,7 kg/dia, com lotação de 8 a 10 UA/ha”, relata.
A unidade animal (UA), parâmetro técnico utilizado pelos pesquisadores para avaliar lotação de pastagens, é o equivalente a um bovino com peso vivo de 450 kg.
Palestras
Durante todos os dias do Show Rural, pesquisadores do Iapar realizarão palestras sobre aspectos técnicos da produção de carne e leite na unidade de integração lavoura-pecuária.
Fonte: Dia de Campo (http://twixar.me/8L3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário