Google+








.

Emater regional de Ijuí organiza mais de 170 projetos de irrigação

Agricultores da região de Ijuí estão investindo em irrigação de lavouras, através de programas do governo estadual, que financia implantação de equipamentos da mencionada área. O escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, já elaborou 173 projetos de irrigação, dos quais 121 são do programa Irrigando a Agricultura Familiar e 52 do Mais Água, Mais Renda. O atendimento abrange municípios das regiões Noroeste Colonial, Alto Jacuí e Celeiro.
Em Pejuçara, 11 pequenos produtores rurais tiveram seus projetos concluídos pela Emater, segundo o técnico agrícola da instituição, Gustavo Basso. Sábado, 08, durante abertura da colheita do milho no Estado, que aconteceu em Pejuçara, o governador Tarso Genro garantiu que o programa Mais Água, Mais Renda vai receber novos investimentos.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul e agricultor na região de Ijuí, Cláudio de Jesus, o Estado tem potencial para sair do patamar aproximado de 5 milhões de toneladas, projetadas para a atual safra de milho.
Segundo ele, se toda a área de milho fosse irrigada seria possível colher 14 milhões de toneladas. “Temos de começar a pensar em represas, para produzir água para os produtores vizinhos. Temos de evoluir, ter coragem para sentar e dialogar. Não queremos ser inimigos do meio ambiente e da Fepam”, disse Cláudio de Jesus.
Um bom exemplo de como a irrigação pode alavancar a produção é a lavoura de milho de 60 hectares irrigados do produtor Benjamin Sartori, onde ocorreu abertura da colheita do milho, em Pejuçara. A produtividade foi de 240 sacas por hectare.


Fonte: Rádio Progresso de Ijuí (http://twixar.me/ZJ3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares