Agricultores da região de Ijuí estão investindo em irrigação de lavouras, através de programas do governo estadual, que financia implantação de equipamentos da mencionada área. O escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, já elaborou 173 projetos de irrigação, dos quais 121 são do programa Irrigando a Agricultura Familiar e 52 do Mais Água, Mais Renda. O atendimento abrange municípios das regiões Noroeste Colonial, Alto Jacuí e Celeiro.
Em Pejuçara, 11 pequenos produtores rurais tiveram seus projetos concluídos pela Emater, segundo o técnico agrícola da instituição, Gustavo Basso. Sábado, 08, durante abertura da colheita do milho no Estado, que aconteceu em Pejuçara, o governador Tarso Genro garantiu que o programa Mais Água, Mais Renda vai receber novos investimentos.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul e agricultor na região de Ijuí, Cláudio de Jesus, o Estado tem potencial para sair do patamar aproximado de 5 milhões de toneladas, projetadas para a atual safra de milho.
Segundo ele, se toda a área de milho fosse irrigada seria possível colher 14 milhões de toneladas. “Temos de começar a pensar em represas, para produzir água para os produtores vizinhos. Temos de evoluir, ter coragem para sentar e dialogar. Não queremos ser inimigos do meio ambiente e da Fepam”, disse Cláudio de Jesus.
Um bom exemplo de como a irrigação pode alavancar a produção é a lavoura de milho de 60 hectares irrigados do produtor Benjamin Sartori, onde ocorreu abertura da colheita do milho, em Pejuçara. A produtividade foi de 240 sacas por hectare.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí (http://twixar.me/ZJ3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário