Google+








.

Irrigação localizada é alternativa para agricultores familiares na BA

Nova tecnologia, que é sustentável, gerada a partir dos trabalhos de pesquisa desenvolvida pelos técnicos da EBDA, com o uso racional da água de irrigação.

O sistema de irrigação por gotejamento, dentre os diversos existentes, destaca-se pela sua alta eficiência de irrigação, sendo tecnicamente comprovado como um dos melhores, e tem como principal características o aumento da produtividade, com economia e racionalização da água.
Pensando em oferecer ao pequeno produtor rural uma melhor qualidade na exploração de hortícolas irrigadas, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), através da Gerência Regional de Juazeiro, elaborou o Programa de Produção Sustentável, desenvolvido em comunidades dos municípios do Território do São Francisco, área de sua jurisdição, utilizando a irrigação localizada.
Entre os objetivos do programa, o gerente Regional de Juazeiro, Osvaldo Lopes Ribeiro Filho, destaca a nova tecnologia, que é sustentável, gerada a partir dos trabalhos de pesquisa desenvolvida pelos técnicos da gerência, com o uso racional da água de irrigação. “Buscamos a racionalização do uso da água, por isso escolhemos um sistema simplificado, o de irrigação por gotejamento de baixa pressão, denominado kit de irrigação familiar (kit net), para áreas de 500 a 1000 m² ”, explicou o gerente.
Conduzido pelo engenheiro agrônomo da empresa, George Libório, o programa beneficia a 50 famílias, com nove kit’s a serem instalados, e conta com a participação, na fase atual, dos técnicos de campo dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Canudos e Uauá, selecionados inicialmente para a sua implantação. “A perspectiva nossa, com este projeto, é de fortalecimento dos sistemas produtivos e das organizações dos agricultores familiares, a melhoria das condições de segurança alimentar e geração de trabalho e renda para os beneficiários, e a melhoria da articulação entre as organizações dos agricultores familiares”, conta o técnico.
Segundo Libório, adotou-se como critério para seleção das áreas para implantação das unidades, localidades com pouca oferta de água e de produtores com relativa tradição na produção de hortaliças e frutíferas.
Para prestar um atendimento de qualidade aos produtores, a equipe técnica da EBDA, participante do projeto, está sendo capacitada, tanto na produção de hortícolas como também para o manejo do sistema de irrigação.
George Libório explica que para o funcionamento do kit é necessário apenas o fornecimento de água para a irrigação, através de uma caixa com capacidade para 1000 litros, instalada com altura de 1,5 metros, dispensando a utilização de grupo eletrobomba. “Por ser de fácil operacionalização, este sistema pode ser montado pelos próprios agricultores familiares beneficiados”, disse.
“Com a ação das equipes técnicas, a implantação do programa já é um êxito”, garante o gerente Osvaldo Ribeiro, que complementou: “toda a exploração agrícola do programa é baseada em princípios agroecológicos, e a comercialização direcionada para os programas de compra institucional de alimentos como o PAA e o PNAE, ou mesmo nas feiras locais dos municípios”.


Fonte: Portal Dia de Campo (http://twixar.me/sk)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares