Google+








.

Ação da Codevasf garante suprimento de água para consumo e produção no semiárido mineiro

A população da região da Serra Geral e os 498 irrigantes dos perímetros Gorutuba e Lagoa Grande, em Minas Gerais, estão prestes a ter de volta suprimento de água a partir do lago do Bico da Pedra, cuja captação da barragem havia ficado prejudicada em virtude dos efeitos da estiagem. A partir da próxima semana serão feitos os testes finais de funcionamento dos conjuntos de bombeamento flutuantes no lago, um investimento de cerca de R$ 3 milhões da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com recursos do Ministério da Integração Nacional (MI).

“Esta ação foi realizada em caráter emergencial de forma a atender em tempo hábil com o fornecimento de água aos irrigantes das áreas públicas de irrigação implantadas pela Codevasf, que corriam risco de ficarem sem o fornecimento de água para suas lavouras, e às populações das cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, para consumo doméstico”, explicou o superintendente da Codevasf em Montes Claros (MG), Dimas Rodrigues, durante visita às obras de instalação dos equipamentos flutuantes para bombeamento de água.

No perímetro irrigado de Gorutuba são 4 mil hectares e uma produção de aproximadamente 60 mil toneladas de grãos e frutas, segundo os dados de 2012, gerando uma receita bruta de mais de R$ 55 milhões, além de oferecer emprego, direta e indiretamente, para mais de 10 mil pessoas. De acordo com o superintendente, a intervenção vai garantir abastecimento de água aos irrigantes até o inicio do próximo período chuvoso.

Fonte:  CODEVASF


Ação da Codevasf garante suprimento de água para consumo e produção no semiárido mineiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares