Maiores aportes serão feitos nas áreas de pesquisa e sementes
A multinacional Monsanto anunciou nesta quarta-feira (10/12), em São Paulo (SP), que vai investir cerca de US$ 150 milhões no Brasil no próximo ano. Os investimentos serão aplicados, principalmente, no desenvolvimento de pesquisas, sementes e em um centro tecnológico localizado na região de Petrolina (PE), informou o presidente da empresa no Brasil, Rodrigo Santos.
Segundo o executivo, a Monsanto prospectou um crescimento global de 10% a 15 % para 2015, mas ele não quis revelar quais são as expectativas de crescimento isoladas para o Brasil. No entanto, Santos disse que o mercado brasileiro é o segundo maior e mais importante para a companhia, além de ser o mais próspero.
“O Brasil tem diferenciais muito importantes em relação aos demais mercados: é um país com uma estrutura produtiva avançada, com grandes produtores no Cerrado e cooperativas muito fortes na região Sul, com gente nova e instruída no campo e clima bom praticamente o ano todo”, disse. “Em Petrolina, por exemplo, onde pretendemos realizar investimentos, é possível termos até quatro safras por ano usando tecnologias de irrigação. Em que outro lugar do mundo isso é possível? Só aqui”, reforçou.
Por estas razões, a participação do Brasil no mercado da companhia deve ser a mais significativa no ano que vem. “Esse País tem 64% da área coberta com vegetação nativa, florestas. Na Europa, por exemplo, esse índice é de 0,3%. Esses números indicam que o nosso País é o local ideal para o crescimento sustentável que a companhia busca”.
De acordo com ele, a competitividade do produtor rural brasileiro “dentro da porteira” é altíssima, enquanto “fora da porteira”, um problema. “Mas apostamos que com os investimentos em infraestrutura que vem sendo realizados no Brasil [as obras como a duplicação da BR-153 e investimentos em portos e ferrovias], o custo de produção brasileiro deve cair em torno de 15%”.
Diálogo com a sociedade
Nesta quarta-feira (10/12), a Monsanto lançou uma campanha mundial, em diversos países, para promover o diálogo com a sociedade. Através de um portal na internet (HTTP://descubra.monsanto.com.br), a companhia quer disseminar informações sobre o trabalho desenvolvido. “A Monsanto vai contar como a companhia está inserida na cadeia de produção dos alimentos, como auxilia o agricultor e como contribui para a oferta de alimentos”, explica Maria Claudia Souza, diretora de Assuntos Corporativos da Monsanto do Brasil. “A sociedade quer saber como tudo isto funciona”, diz.
Os executivos da Monsanto apresentaram a campanha hoje à imprensa no restaurante Pitanga, na Vila Madalena. Na ocasião, foi oferecido um almoço preparado com as hortaliças que passaram por melhoramento, trabalho realizado pela empresa Seminis, da Monsanto, que também aposta no crescimento do mercado brasileiro em 2015.
Fonte: Globo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário