Google+








.

Falta de chuva atrasa o plantio da safra em Mossoró, RN

Em janeiro e fevereiro, quantidade de chuva foi 4X menor que a média. Há três anos, a região de Mossoró sofre com a falta de chuvas regulares.

No Nordeste, a chuva tem ficado restrita a pontos isolados, boa parte da região ainda enfrenta a seca. O Rio Grande do Norte é um exemplo. Em Mossoró, os agricultores ainda não iniciaram o plantio da safra por falta de umidade no solo.
Nos três hectares que Rosânia Nunes destina para a plantação de sequeiro, o mato ainda toma conta, mas a agricultora já decidiu: vai arriscar mais uma vez no plantio de milho e feijão e torcer pela chuva.
O plantio de 2014 ainda é algo incerto em muitas áreas rurais de Mossoró, no oeste do Rio Grande do Norte. Na região, quase nenhum produtor cortou a terra.
De acordo com a Estação Meteorológica da Universidade Federal do Semi-Árido, este ano, até agora só choveu 40 milímetros na região, enquanto a média para os meses de janeiro e fevereiro é de 160 milímetros. 
Há três anos, a região de Mossoró sofre com a falta de chuvas regulares e os agricultores estão desanimados. Se a água não cai do céu, o jeito é recorrer ao reservatório do subsolo. Muitos agricultores estão perfurando poços e investindo na irrigação.
Cansado de esperar pela chuva, José Kerginaldo Torquato vendeu uma parte do rebanho de ovelhas e comprou as tubulações para irrigar cinco hectares de área. O agricultor vai aproveitar o poço de uma área vizinha para plantar capim e macaxeira. “O custo é alto, mas é válido porque é a alternativa que temos para salvar nosso rebanho e produzir uma fruta”, diz.


Fonte: G1.com (http://twixar.me/kB3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares