Agricultores do estado começaram a colheita da fruta. Vendas estão boas porque é época de entressafra em outras regiões.
Os agricultores do Tocantins começaram a colheita do abacaxi. A produtividade é boa e as vendas estão melhores porque é época de entressafra em outras regiões.
O agricultor Marcelo Gallati plantou 200 hectares com abacaxi pérola em Porto Nacional, que fica a 60 quilômetros de Palmas.
Por dia, ele colhe cerca de 10 toneladas e vende cada fruta por R$ 3. A produtividade dessa safra surpreendeu, são 24 mil abacaxis por hectare, número maior que no ano passado, que foi de 18 mil por hectare.
As altas temperaturas e a boa luminosidade o ano todo favorecem o cultivo no estado. Este ano, a fruta se desenvolveu bem, está grande e com pouca acidez.
O Tocantins é um dos poucos estados que colhem nesta época do ano, que é de entressafra nas maiores regiões produtoras.
“O clima favorece a colheita do abacaxi no Tocantins na entressafra das outras regiões do Brasil. Colher aqui em dezembro só é possível com irrigação, o que também é uma vantagem porque as outras regiões não conseguem colher nem mesmo com irrigação”, explica o engenheiro agrônomo Genebaldo Queiroz.
A colheita do abacaxi vai até maio. Adilson Dias veio conferir de perto o resultado da safra e comprou 7,3 mil unidades para vender em São Paulo. “A fruta daqui tem excelente qualidade e boa aceitação no mercado”, diz.
Fonte: G1.com (http://twixar.me/4N)
Nenhum comentário:
Postar um comentário